segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O sucesso financeiro pessoal – Casos reais

     Até agora falamos sobre o sonho da independência financeira (Link), sobre o fato de não ser uma tarefa tão difícil como muitas pessoas imaginam (Link), falamos também da importância de se gastar menos do que se ganha (Link), da necessidade da mudança de mentalidade (Link) e finalmente, de nossa companheira, a planilha de orçamento doméstico (Link).

     Hoje, quero falar a respeito de um programa de televisão recente que  apresentava historias reais de pessoas que estavam mudando suas vidas para melhor devido ao fato de terem se estruturado financeiramente e passado a gastar menos do que se ganha. São exemplos de pessoas humildes que conquistaram a esperança de uma vida melhor simplesmente pelo fato de parar de gastar mal o seu dinheiro.

     Se foi possível com eles, também será possível com vocês, é tudo uma questão de força de vontade, organização, responsabilidade e determinação.

     O referido programa é o Globo Repórter da Rede Globo de Televisão do dia 23/07/2010. Esse programa foi dedicado a economia doméstica. Pare um pouco de perder tempo com “bobeiras” e reserve meia hora do seu dia para assistir a esses vídeos e ler esse post, no final garanto que valerá a pena e você estará ainda mais motivado a continuar nos acompanhando e a iniciar seu caminho rumo à independência financeira. Lembre-se, é do seu dinheiro e do seu futuro que estou falando.

     Esse programa foi ao ar antes do site entrar em funcionamento. Antes de escrever qualquer post, já tinha em minha cabeça que escreveria um artigo a respeito do mesmo.

Bloco 1 Parte 1 - Clique para assistir

     Já na primeira parte do programa, podemos ver que foi falado exatamente de todos os assuntos que comentamos no site até o momento, que 2/3 da população brasileira gasta mais do que ganha, da desorganização e descontrole das contas, compras desnecessárias, entre outras coisas já descritas nos primeiros posts.

     Podemos ver que o descontrole nas contas pode causar o desgaste no casamento, veja o caso do rapaz que teve de ir trabalhar fora do país para poder pagar todas as contas feitas pela família, e o do policial que se arrisca nas fronteiras do Ceará em um serviço perigoso para aumentar a renda e equilibrar as contas.

     Uma observação interessante a respeito do primeiro bloco e que temos que nos alertar é tomar muito cuidado com o tamanho que nossa dívida pode atingir. O descontrole na hora das compras, no caso da senhora que comprou um sofá que não cabia na sala, um armário que não se encaixava na cozinha e um fogão super equipado que era muito caro. Isso, para uma família que chegou a dever o dobro do que ganhava. Não pode né, nesse caso está tudo errado. Essa família realmente tinha que mudar completamente o estilo de vida para conseguir sair dessa situação.

Bloco 1 Parte 2 - Clique para assistir

     Nesse vídeo de continuação do primeiro bloco do programa, vemos que o que precisa ser feito é passar a gastar menos do que se ganha, e para isso, existem alguns métodos, o primeiro citado é o ABCD, o qual já foi abordado no post A importância da mudança de mentalidade e o segundo é outro bom e interessante método criado pela professora Ana Lidia da universidade federal de Viçosa.

Bloco 2 Parte 1 - Clique para assistir

     No segundo bloco, vemos o caso da Dona Vânia que em dois anos conseguiu quitar todas suas dívidas.

     O caso dessa dona de casa realmente emociona. Veja a satisfação no rosto dessa mulher depois de conseguir se livras das dívidas. Observe a situação na qual ela se encontrava dois anos atrás, ela estava desesperada e totalmente desanimada. Chegava ao ponto de ela não saber nem mais o quanto devia.

     O caso dela era muito grave, tanto é que foi necessário reduzir os gastos para se passar a gastar menos do que ganhava e também trabalhar mais para aumentar a renda.

     Aqui, podemos ver também a importância da negociação, lembra quando dissemos para comprar sempre a vista e com desconto, viu como é assim mesmo e quanta vantagem essa senhora conseguiu quando passou a comportar-se dessa maneira.

     A mudança na vida da Dona Vânia foi tão grande que até sua auto estima melhorou. É isso mesmo que acontece, pode ter certeza que ninguém fica triste ao mudar sua mentalidade, passando a economizar, tendo sempre dinheiro no banco e quitando suas dívidas. Ao contrário, normalmente essas pessoas sentem-se realizadas.

Bloco 2 Parte 2 - Clique para assistir

     No caso da Claudia, vemos um dos maiores erros da população, o descontrole no cartão de crédito e a utilização do pagamento mínimo. Se uma pessoa utiliza o pagamento mínimo do cartão de crédito, ela não tem a menor idéia do que está fazendo, pois os juros do cartão de crédito no Brasil passam de 10% a.m. É isso mesmo, 10% ao mês, não ao ano! Imagine que, com relação a nossos investimentos, se conseguíssemos hoje em dia obter uma taxa de 1% a.m., deveríamos ficar extremamente contentes. Agora imagine pagar ao banco 10% a.m. Não tem condições.

Bloco 3 - Clique para assistir

     No terceiro bloco, a principal idéia que devemos absorver é a de se ter um controle total dos gastos. Vemos também a preocupação em dar atenção as pequenas despesas, pois, a partir do momento que você passar a controlá-las, terá uma surpresa ao ver o quanto gasta com elas. Falamos sobre a importância de controlar esses pequenos gastos no post A importancia da mudança de mentalidade. Com relação a controlar todos os seus gastos, utilize nossa planilha de controle de orçamento familiar que você encontrará no post Planilha de orçamento familiar - Daqui para frente sua melhor amiga!.

     Goshai Daian, o filho da família e considerado salvador da pátria, diz que o segredo para a mudança da situação das finanças da família foi que ele se comprometeu a fazer. Comprometimento, com certeza essa palavra define e separa as pessoas que conseguem o que querem daquelas que somente reclamam e não conseguem nada.

Bloco 4 - Clique para assistir


Bloco 5 - Clique para assistir

     No quarto e quinto blocos, vemos a importância de ensinar desde cedo as crianças o valor do dinheiro. O exemplo do ensino das finanças pessoais na escola, de que é preciso poupar para se ter algo no futuro, é algo que deve ser parabenizado. Nesse caso, apesar de esse ser um exemplo pontual, foi divulgado na mídia esse mês que estaria sendo implantada nas escolas de alguns estados a educação financeira. Tomara que dê certo, pois estaríamos educando pessoas para tornarem-se bem mais  preparadas para a vida adulta, e com certeza, teríamos um país melhor no futuro. Com relação a esse assunto fiquem atentos a nosso proximo post.

     Espero que esse post, juntamente com os vídeos que você viu, tenha lhe causado uma injeção de ânimo. Como pudemos ver nos exemplos, a mudança de vida e de atitude não são fáceis, porém, o resultado é sempre ótimo. Espero que nenhum de vocês que estão me acompanhando estejam em situações ruins como as mostradas nos vídeos, caso estejam, tenham a certeza de que estão no lugar certo. Para os que já possuem o hábito de poupar, saibam que vocês também estão no lugar certo, pois aqui vocês terão a possibilidade de conhecer melhores formas de investir seu dinheiro.

    Não deixe de votar em nossa enquete na parte superior a esquerda para que possamos conhecê-lo melhor e saber em qual situação você se encontra.

     Obrigado pela participação e nos vemos na próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário