quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Planilha de planejamento financeiro familiar – Dicas de utilização

     Caso ainda não tenha baixado a planilha, acesse nosso post anterior (Planilha de planejamento financeiro familiar - Daqui para frente sua melhor amiga), ou então, a página de Download e baixe a sua. Opte se possível, por ler o post anterior, pois lá você obterá as primeiras informações de uma correta utilização dessa planilha.

   Fiquei muito feliz essa semana devido à grande quantidade de downloads da nossa planilha de planejamento financeiro familiar.

     Essa felicidade se deve a dois motivos, o primeiro, é que isso mostra que o trabalho aparentemente está sendo bem feito e que o pessoal que está acessando o site está gostando do conteúdo, isso faz com que nossa determinação e vontade de oferecer conteúdos de qualidade aumentem. O segundo motivo, é que apesar de tudo, parece que existem pessoas dispostas a aprender, se desenvolver financeiramente e determinadas a mudar o rumo de suas vidas.

    Espero, daqui a alguns anos, poder receber aqui no site depoimentos de pessoas que alcançaram sua independência financeira com a ajuda de conhecimentos adquiridos aqui. Com certeza essa alegria que sinto hoje se multiplicará.

     Para ajudar as pessoas que baixaram a planilha, estarei hoje fazendo esse post de forma a esclarecer um pouco como utilizar essa planilha de orçamento familiar.

    Vamos lá! Na primeira tela da planilha, nomeada Índice, temos a relação de meses, onde você pode escolher o mês desejado. Nessa tela, também temos, além dos nomes da planilha e do site, os termos de Direitos Autorais e Atenção.

     Clicando, por exemplo, no mês de Janeiro, automaticamente você será direcionado para o respectivo mês, e assim por diante nos outros meses.

     Já na planilha do mês, temos 4 colunas editáveis que são: Descrição, Crédito, Débito e Observações. Todas as outras células da planilha são bloqueadas e protegidas de forma a evitar eventual remoção ou alteração de fórmulas que tornariam a planilha obsoleta.

     Os meses foram corretamente divididos na quantidade de dias que realmente possuem, e para cada dia do mês foi prescrito seis linhas para o preenchimento de seus créditos e débitos.

     Na coluna Descrição, você irá descrever o crédito (salários e resgate de aplicação) ou débito (custos, despesas e investimentos). Utilizando a planilha, você verá que, ao clicar sobre a célula que pretende editar, aparecerá uma lista, abra essa lista clicando na seta para baixo e escolha o item desejado. A escolha dos itens foi realizada após vários anos de utilização e atualização dessa planilha.

     Quando o item que você escolher for um crédito (salários e resgate de aplicação), você deverá inserir o valor creditado ou a creditar na mesma linha na coluna Crédito. Caso o item tenha sido um débito, coloque o valor dessa despesa na mesma linha, porém na coluna Débito.

    Com relação à formatação das cores, eu sempre faço da seguinte forma: na coluna Crédito, todos os valores ficam em azul; já na coluna Débito, deixo em vermelho as despesas que ainda deverão ser pagas. Quando as mesmas são quitadas, eu mudo a cor do valor dessa despesa para marrom. Já, quando esse débito for referente a um investimento, eu costumo pintar o valor de verde.

    A coluna Observações é livre para que você possa inserir informações adicionais sobre determinada despesa, caso exista o interesse de especificar melhor a mesma.

     Mais abaixo, depois do último dia do mês, você encontra os campos Total e Total Final. O campo Total exibe a soma da coluna Débito e a soma da coluna Crédito de todo o mês. Já o campo Total Final, nos dá a subtração dos totais da coluna Crédito pela coluna Débito. Ou seja, esse campo é que vai mostrar a você se nesse mês irá ficar positivo ou negativo.  Todo o esforço que você deverá fazer para economizar estará resumido nesse campo Total Final, esse é o campo que você terá que se preocupar em deixar sempre verde (positivo) e nunca vermelho.

    Para finalizar, abaixo dos Totais, você verá o resumo de suas despesas divididas por setores. Nossa planilha faz automaticamente a soma de todas as despesas que pertencem a um mesmo grupo e lhe apresenta o resultado final aqui nesse resumo. Com isso, você terá uma visão mais clara a respeito de seus gastos, ficando mais fácil identificar em qual setor você está gastando mais e onde será mais fácil aplicar uma redução de custos.

     É isso, espero ter esclarecido como você pode operar a sua planilha de orçamento familiar.

    É muito importante que você utilize essa planilha e passe a controlar seus gastos. Se durante a utilização, você perceber possíveis melhorias que podem ser feitas a essa planilha, entre em contato com nosso site e deixe sua sugestão.

   Quem sabe, com o interesse e ajuda de vocês, podemos fazer com que essa planilha fique muito mais completa e útil. Por isso, conto com vocês e com suas sugestões.

    Obrigado e até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário