segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Taxa básica de juros da economia

     Aproveitando que estamos falando um pouco sobre inflação, vamos falar hoje sobre um importante instrumento utilizado pelo BACEN (Banco Central do Brasil) para auxiliar no controle da inflação e/ou estimular a economia.

     Se você perdeu a seqüência de artigos sobre inflação, recomendo que leia primeiro os artigos Inflação - O dragão que acaba com o valor de seu dinheiroInflação - Simulações de planos de independência financeiraÍndices de inflação antes da leitura deste.

     Existe um importante instrumento que é utilizado pelo governo de nosso país para o controle da inflação e do nível de aquecimento da economia, que é taxa básica de juros da economia.

     Caso o banco central queira estimular a economia e o consumo, ele tende a abaixar a taxa de juros da economia. Com isso, a população e as empresas têm maior acesso ao crédito e podem consumir mais. Por outro lado, caso a indústria não esteja preparada para atender essa demanda, pode haver uma pressão inflacionária devido à tendência de aumento dos preços dos produtos em falta no mercado.

     Com a redução das taxas básicas de juros, torna-se menos atrativo para as empresas manter seu capital aplicado em títulos da dívida pública. Para as empresas, nesse momento, vale mais a pena utilizar seu dinheiro para investir na empresa e conseguir taxas de retorno maiores do que as paga pelos títulos do governo.

     Ao contrário, caso o BACEN deseje conter uma pressão inflacionária, poderia elevar a taxa básica de juros da economia. Fazendo isso, o crédito e investimentos ficam mais caros para a população e empresas e, portanto, a economia tende a esfriar. Com a economia desaquecida evita-se que os preços subam, diminuindo o risco de inflação.

     Através de operações no mercado aberto, o governo compra e vende títulos para abaixar ou diminuir as taxas de juros básicas da economia.

     A SELIC, que é sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, foi criada com o objetivo de tornar mais transparente e segura a negociação de títulos públicos, é um sistema eletrônico que controla as instituições financeiras e as reservas bancárias. Atualmente, a SELIC identifica também a taxa de juros que reflete a média de remuneração dos títulos federais negociados com os bancos. Ela é considerada a taxa básica porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda economia. Se você quiser saber mais sobre a SELIC, acesse a página do BACEN - SELIC.

     Todas as decisões a respeito das políticas monetárias do país e também da definição das taxas básicas de juros são definidas pelo COPOM (Conselho de política monetária).

     O COPOM é composto pelo presidente do Banco Central e os diretores de Política Monetária, Política Econômica, Estudos Especiais, Assuntos Internacionais, Normas e Organização do Sistema Financeiro, Liquidações e Desestatização, Fiscalização e Administração.

     O COPOM se reúne 8 vezes ao ano para determinar as diretrizes da Política Monetária Brasileira. Se você quiser saber mais como funciona o COPOM, acesse a página do BACEN - COPOM.

     Achei importante falar um pouco sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, pois, de alguma forma, nossas vidas são diretamente impactadas por essa taxa. Financiamentos, empréstimos, retornos de investimentos, inflação, etc, são impactados pela taxa de juros. Assim, reserve um pouco de seu tempo para entender bem de que forma sua vida é impactada pelos juros da economia.

     Leia esse outro texto da Folha online para aprender mais sobre o assunto: Link - Folha Online.

     Obrigado por nos acompanhar, fiquem a vontade para comentar e tirar suas dúvidas.

     Acesse nossa página "Download" e baixe nossas planilhas.

     Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, não perca mais tempo. Faça agora e participe da promoção do site que estará sorteando dois exemplares do livro Á Árvore do Dinheiro.

     Abraços e até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri

4 comentários:

  1. Olá Jóse Messias,
    Parabéns, muito bom e didático seu texto.
    Estarei acompanhando de perto seu blog.
    Sucesso sempre.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonatas,

    Obrigado, o seu site também é muito bom e estará sendo recomendado aqui para meus leitores.

    Obrigado e sucesso para você também.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bem informativo este artigo, já li e irei ler novamente para fixar esses termos. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. E isso aí Jessé!

    E caso ainda tenha dúvidas não deixe de perguntar, quem sabe podemos lhe ajudar.

    E não deixe de participar da promoção do site. Clique no logo "Promoção" no canto superior direito e veja como concorrer!

    Abraços.

    ResponderExcluir