quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Índices de inflação

     No post Inflação - O dragão que acaba como valor de seu dinheiro, conversamos sobre o que é inflação, do impacto que ela causa no seu capital e no seu poder de compra, da importância de não deixar seu dinheiro parado na conta corrente e também, da importância de não esquecê-la ao elaborar seu planejamento financeiro. Já no post Inflação - Simulações de planos de independência financeira mostramos a você através de simulações o impacto que a inflação trará a seu plano de independência financeira.

     Hoje, estaremos falando a respeito dos índices de inflação existentes no Brasil, de quais institutos fazem seus levantamentos e onde os mesmos são utilizados.

     Existem diversos índices de preços no Brasil, alguns apenas de relevância regional e outros nacionais. Basicamente, são duas as instituições responsáveis pelos principais índices utilizados pelo governo, empresas e também pelo cidadão, que são a FGV (Fundação Getulio Vargas) e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

     Os principais índices que são realizados pela FGV e utilizados pelo mercado são o IGP, IPA, IPC, IGPM, IGP-DI e INCC. Segue abaixo descrição de cada um deles:

IPA – Foi criado em 1947, inicialmente nomeado de Índice de Preços por Atacado e, a partir de 2010, denominado Índice de Preços ao Produtor Amplo. Registra variações de preços de produtos agropecuários e industriais nas transações interempresariais. A pesquisa de preços em que se baseia o cálculo do IPA é realizada continuamente, sendo feitas apurações a cada decêndio (período de 10 dias). O IPA-DI, pesquisa entre o 1º e o último dia do mês de referência; IPA-M entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência e IPA-10, entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

IPC – O Índice de Preços ao Consumidor mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais. A pesquisa é feita diariamente, cobrindo sete capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília). As classes de despesas que o índice abrange são: alimentação, habitação, vestuário, saúde e cuidados pessoais, educação, leitura e recreação, transportes e despesas diversas.

INCC – O Índice Nacional de Custo da Construção apura a evolução dos custos no setor de construção, é um dos principais termômetros do nível de atividade da economia. Registra os preços de matérias, equipamentos, serviços e mão-de-obra e atualmente essa pesquisa é realizada em Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Essa pesquisa é realizada mensalmente e é divulgado nas versões INCC-DI, INCC-M e INCC-10 da mesma maneira como foi explicado com o índice IPA. Esse índice é bastante utilizado no reajuste de contratos de financiamento imobiliário.

IGP – O Índice Geral de Preços foi concebido no final dos anos de 1940 para ser uma medida abrangente de preços. Esse índice é uma média ponderada de outros três índices, sendo 60% de peso para o IPA, 30% para o IPC e 10% para o INCC. O IGP, além de ser um indicador macroeconômico que representa a evolução dos preços, é utilizado também como deflator de valores nominais de abrangência, compatível com sua composição como a receita tributária ou o consumo intermediário no âmbito das contas nacionais. É utilizado também como referência para correção de preços e contratos. O IGP-DI é o indexador das dívidas dos Estados com a União e o IGP-M é utilizado para corrigir contratos de fornecimento de energia elétrica, alugueis, entre outros.


     Os principais índices que são realizados pela FGV e utilizados pelo mercado são o INPC e IPCA. Segue abaixo descrição de cada um deles:

INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – O sistema nacional de preços ao consumidor (SNIPC) efetua a produção continua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidades de coleta, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios. O período de coleta estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-alvo abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 01 e 06 salários-mínimos. O levantamento é realizado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Brasília, Fortaleza, Belém, Curitiba e município de Goiânia. É composto pelo cruzamento de dois parâmetros: a pesquisa de preços dessas nove regiões de produção econômica, com a pesquisa de orçamento familiar, (POF) que abrange famílias com renda de 01 a 06 salários mínimos.

IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – calculado desde 1980 é semelhante ao INPC, porém reflete o custo de vida para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. A pesquisa é feita também nas mesmas regiões. Esse é o índice utilizado pelo governo como alvo das metas de inflação (link).

     Veja como são vários os índices que medem as variações nos preços dos produtos, mercadorias e serviços em nosso país. Isso que listei somente aqueles que possuem maior importância a nível nacional, porém, ainda existem outros índices que você pode encontrar em uma rápida pesquisa pela Internet.

     Por isso é importante ficar sempre atento a quais índices vocês possuem contratos atrelados e quais refletem melhor alterações no custo de vida de sua família.

     De qualquer forma, a melhor maneira de verificar como as alterações de preços afetam o seu custo de vida é criando um índice de inflação da sua família. Utilizando nossa planilha de orçamento doméstico (link) e sempre registrando todos seus gastos, você passará a ter controle total sobre suas despesas e poderá então, descobrir facilmente qual é a sua taxa de inflação. A respeito do cálculo da inflação da sua familia leia o artigo Calculando a inflação do orçamento familiar do site Hoje eu não comprei.

     Se ainda não participou não deixe de votar em nossa enquete que estará no ar até o dia 30. Aproveite também e faça agora seu cadastro em nosso site acessando a página Cadastre-se e concorra ao sorteio de dois exemplares do livro Á Árvore do Dinheiro.

     Continue nos acompanhando e até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário