quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sempre desconfie de investimentos maravilhosos

     Espero que nenhum de vocês que estão lendo esse artigo seja um dos infelizes que descobriram, da pior forma, que investimentos maravilhosos que prometem altas rentabilidades garantidas não existem e os que dizem lhe entregar isso, provavelmente são enganadores.

     Tanto no Brasil quanto no mundo, sempre aparecem casos de investimentos milagrosos que prometem taxas de retorno garantidas muito maiores que as médias de mercado. Infelizmente, milhares e, em alguns casos, milhões de pessoas acabaram por perceber que isso era pura ilusão quando perderam economias de toda uma vida em formas de investimentos que ruíram da noite para o dia.

     No Brasil, a pouco tempo atrás, tivemos dois casos bastante conhecidos, Fazendas Boi Gordo e Avestruz Máster.

     As Fazendas Boi Gordo, através de uma agressiva campanha de marketing, prometiam a seus clientes que era possível conseguir mais de 40% de lucro em dezoito meses engordando gado no campo, isso em uma época que a lucratividade média da pecuária brasileira não passava de 9% ao ano. Em 2001, a empresa teve sua concordata declarada. A Boi Gordo afundou com um patrimônio de 530 milhões de reais e dívidas de 750 milhões. Imagine o desespero dos cerca de 30 mil investidores que perderam seu dinheiro aplicado nas Fazendas Boi Gordo. Somente em 2008, após uma determinação da justiça, esses investidores tiveram a noticia de que talvez recuperassem uma parte do dinheiro investido. Caso tenha interesse, Clique aqui e leia essa matéria da revista veja para conhecer mais o caso.

     Outro caso que ganhou bastante repercussão no Brasil foi o da Avestruz Máster. A empresa vendia filhotes de avestruzes e era responsável pelo abate e venda da ave. Assim como no caso das Fazendas Boi Gordo, a Avestruz Máster prometia a seus investidores grandes retornos garantidos. Em 2005, foram descobertas várias irregularidades no negócio, como a emissão irregular de títulos de investimento e a venda de aves acima do número existente. Estima-se que mais de 50 mil pessoas foram lesadas em várias partes do país, com um prejuízo superior a 1 bilhão de reais. Caso tenha interesse, Clique aqui e veja essa noticia do jornal o Globo sobre esse assunto.

     Veja que só nesses dois casos foram mais de 80 mil pessoas que possivelmente perderam a economia de toda sua vida. E essas pessoas não estão tão distantes de nós, eu mesmo conheci uma pessoa que perdeu muito dinheiro investido nas Fazendas Boi Gordo.

     Outro caso recente, e que afetou pessoas de todo mundo, foi o da Pirâmide de Madoff.  Bernard Leon Madoff é um nome muito conhecido no mundo dos negócios, foi presidente de uma sociedade de investimento que leva seu nome, uma das mais importantes de Wall Street, além de ter sido presidente da bolsa Nasdaq. Madoff criou um tipo ilegal de investimento conhecido por esquema Ponzi, que tem como base a remuneração dos primeiros participantes pelos últimos que entraram no jogo. No caso desse investimento tudo corria bem até que veio a crise e com isso muitos dos investidores de Madoff resolveram sacar suas aplicações. Resultado, não havia dinheiro suficiente para cobrir a retirada em massa de capital. Foi a ruína do investimento. Suspeita-se que a fraude tenha alcançado mais de 50 bilhões de dólares e que tenha lesado 3 milhões de vítimas. Alguns bancos que promoviam a entrada de seus clientes no investimento de Madoff podem bancar o prejuízo de seus clientes, mas na maior parte dos casos o que vai acontecer é prejuízo total do dinheiro aplicado. Clique aqui e leia essa matéria do Estadão para entender melhor como funcionava o esquema Madoff.

     E sabe o que tem em comum todos esses casos e seus investidores? Simples, a busca por lucros grandes e fáceis. A eterna busca pelo enriquecimento rápido.

     Isso não existe! O processo de enriquecimento, como já foi demonstrado em nossos artigos anteriores, é possível, mas não é fácil, tampouco rápido. Pelo contrário, o processo irá exigir de você e de sua família empenho, dedicação e paciência. Não tem outra forma de ficar rico, senão trabalhando e poupando. É claro que um bom investimento potencializa suas economias e torna a estrada até a independência financeira mais curta. Porém, para isso, você terá que se dedicar a aprender melhores formas de investimento e, acima de tudo, aprender a trabalhar com o longo prazo.

     Acredite, investimentos que prometem retornos muito maiores que a média do mercado, mesmo quando não informado, carregam consigo grandes riscos. E no mercado financeiro é assim mesmo, os retornos correspondem aos riscos.

     No mercado financeiro existe uma frase famosa de autoria de Milton Friedman, economista e vencedor do prêmio Nobel de economia de em 1976 que diz “There's no such thing as a free lunch”. Traduzindo a frase ficaria “Não existe almoço grátis”.

     Essa frase ilustra tudo isso que dissemos acima, ninguém irá dar a você nada de graça, se um investimento lhe prometer mil maravilhas, fuja e não invista seu dinheiro, ou então, informe-se muito bem dos riscos que irá correr.

     Se você não deseja correr risco, deve optar por investimentos mais conservadores, como a caderneta de poupança, onde o risco é muito baixo, da mesma forma seus rendimentos serão baixos. Já, se deseja ter rendimentos maiores, será necessário buscar investimentos melhores, como por exemplo, ações. Mas fique sabendo, da mesma maneira que será possível obter melhores rendimentos na renda variável, você passará, ao mesmo tempo, a correr mais riscos.

     Então é isso, espero que você tenha aprendido a importância de analisar os investimentos que lhe forem propostos, e deixar de acreditar em milagres. Sua independência é possível, porém, é com seu esforço que você chegará lá, e não através de investimentos milagrosos.

     Fique a vontade para comentar e tirar suas dúvidas.

     Caso ainda não tenha baixado sua planilha de planejamento financeiro familiar, não perca mais tempo. Acesse já nossa página de "Download" e baixe a sua.

     E aí não está concorrendo na promoção do site que irá sortear dois exemplares do livro Á Árvore do Dinheiro? Então não perca tempo, acesse agora nossa página Cadastre-se, faça seu cadastro e participe.

     Abraços e continue nos acompanhando. Até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado e revisado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário