quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conseguiu sair do ciclo da gastança? Agora sim vamos falar como investir esse dinheiro que você poupa.

     Após quase quatro meses falando sobre a importância de se poupar, sobre os aspectos psicológicos que dificultam nosso plano de independência financeira, sobre a educação financeira nas escolas (ou a falta dela), sobre o risco do pagamento de juros nos empréstimos, financiamentos, cheque especial e cartão de crédito, é claro, sobre o sonho da conquista de nossa independência financeira e muitos outros assuntos, chegamos ao ponto que acredito que muito de nossos visitantes esperavam, o momento de falarmos um pouco mais sobre os investimentos.

     Na verdade, considero tudo que falamos até agora muito mais importante que o que iremos conversar sobre investimentos. Digo isso porque o que te levará a conquistar sua independência financeira não são os seus investimentos, mais sim, seu trabalho e o quanto você poupa. Seus investimentos, é claro, irão impulsionar seu plano de independência financeira de forma que você possa realizá-lo de maneira mais rápida e fácil, porém, a base para seu plano funcionar serão sempre trabalho e poupança.

     Nunca se esqueça disso, trabalho e poupança são à base de todo plano de independência financeira. Imagine o seguinte, o trabalho e a poupança são como o motor e as engrenagens de seu carro. Seus investimentos são como o óleo lubrificante que você utiliza, se você não lubrificar seu motor e suas engrenagens, seu motor irá travar, ou seja, seu plano de independência financeira não vai para frente, por isso é importante lubrificá-lo (Investir!). Da mesma forma que acontece com nosso carro, temos que utilizar um lubrificante de qualidade para que não tenhamos problemas com nosso motor, ou seja, temos que fazer os melhores investimentos para que nosso plano de independência financeira (nosso carro) funcione melhor e vá mais longe.

     Bom, então depois desses quatro meses conversando, acredito que você já adquiriu bastante conhecimento para melhorar sua situação financeira e começar a poupar. Como perguntamos no título de nosso post, conseguiu sair do ciclo da gastança? Então, agora sim vamos falar como investir esse dinheiro que você poupa.

     Como já falamos bastante aqui em nosso site, no Brasil existem várias formas de investimento, porém, devido à total falta de educação financeira que possuímos, a grande maioria de nossa população só investe mesmo em caderneta de poupança. Não podemos culpá-los, pois isso ocorre devido à falta de conhecimento, resultado de uma educação de baixa qualidade.

     Pena, pois como já mostramos em alguns de nossos posts anteriores, como por exemplo, no post Independência financeira - Veja como é mais fácil do que parece!, uma pequena diferença de rentabilidade, suponha de 0,25% a.m., pode representar alguns anos a menos na conquista de sua independência financeira.

     Então, a partir de agora, iniciamos nossa conversa sobre as opções de investimento acessíveis a pessoas físicas aqui no Brasil. Não sou nenhum especialista no assunto, por isso posso até fornecer alguma informação errada ou até deixar de comentar a existência de alguma forma de investimento, por isso conto com a participação de vocês para debatermos de forma a aumentar o conhecimento de todos, inclusive o meu.

     Vamos lubrificar melhor as suas economias? Você não quer conquistar sua independência financeira mais facil e rapidamente? Então vamos lá, me acompanhem e me ajudem em nossas conversas!

     Antes de falar individualmente sobre cada forma de investimento que conheço, começarei a apresentá-las a vocês, para que depois possamos conversar sobre cada uma delas.


Caderneta de poupança

     É a forma de investimento mais popular e utilizada pelos Brasileiros. Como já dissemos bastante, não pelo fato de ser um bom investimento, e sim, porque é talvez o de mais fácil aceso a população que não possui conhecimento, e também, devido à tradição de investimento em poupança que é passada de geração para geração.

     É uma das mais conservadoras aplicações e permite ao investidor aplicar pequenas somas.

     Seu rendimento não é diário, ocorre a cada 30 dias e é composta pela TR (Taxa referencial) + 0,5% a.m.

     Seus recursos são utilizados no financiamento da construção civil e na compra de imóveis.

     Lembro bem que quando fiz minha pós-graduação, no primeiro dia de uma disciplina chamada Mercado de Operações Financeiras, onde nos era apresentada diversas formas de investimento em RF (renda fixa) e RV (renda variável), o professor nos disse que quem, ao final de sua disciplina, ainda possuísse dinheiro aplicado em caderneta de poupança, estaria reprovado.

     Não vou dizer que concordo plenamente com essa colocação de meu professor, acho que em algumas situações a caderneta de poupança pode ser utilizada, mas isso é assunto para ser tratado quando estivermos falando mais sobre como funciona essa popular forma de investimento.


Fundos de investimento

     Um fundo de investimento é como um condomínio que reúne os recursos de um conjunto de investidores de forma a conseguir acesso a melhores formas de investimentos que, a princípio, seria inacessível a esses investidores individualmente.

     Digo a princípio, pois, na verdade, na maior parte dos casos, hoje é possível sim aos investidores individualmente montar sua própria carteira de investimentos com os mesmos títulos onde os fundos de investimento investem seus recursos.

     Existem diversas formas de fundos de investimento, os mais conhecidos são os fundos referenciados DI, os de renda fixa, os cambiais, os multimercado, os imobiliários e os de renda variável.

     Normalmente, todos esses tipos de fundos são oferecidos em todos os bancos comerciais, ou seja, basta ter uma conta em um banco que você terá acesso a esse tipo de investimento.

     Basicamente, esses fundos cobram somente uma taxa de administração, porém, alguns podem cobrar outras taxas como, por exemplo, taxas de performance e até taxas de entrada e saída.

     Existe bastante coisa a ser falada sobre os fundos de investimento, mas fique tranqüilo que iremos falar bastante sobre os mesmos em breve.


Títulos de capitalização

     Essa é uma forma de “investimento”, que na verdade, nem considero como sendo um investimento propriamente dito. Citei aqui, somente, porque os bancos a oferecem como se fosse uma forma de investimento.

     Você pode considerar os títulos de capitalização uma loteria, mas nunca um investimento.

     Durante os posts que iremos tratar a respeito, você entenderá bem o porquê dessa categoria ser a pior forma de investimento que você pode possuir. Nem como loteria vale à pena, pois, se for para ganhar com loteria, que seja para ganhar bastante.

     Sabe por que os bancos oferecem tanto os títulos de capitalização a seus clientes, simples, porque ele ganha altas taxas de administração em cima desses títulos. Ou seja, os mesmos são extremamente lucrativos para os bancos, e se são lucrativos para os bancos, para quem você acha que eles são ruins? Para os clientes, ou seja, nós! Saiba, portanto, que quando o gerente lhe oferece um título de capitalização, ele não está pensando no seu futuro, no seu bem estar e no seu plano de independência financeira, ele, com certeza, está apenas preocupado em cumprir as metas que o banco determina.

     Então, mesmo antes de discutirmos o funcionamento desses títulos, fique sabendo, título de capitalização nunca mais!

     Bom, por hoje é só, no próximo post continuaremos descrevendo sobre quais modalidades de investimentos estaremos conversando nos próximos meses. Não deixe de acompanhar, e se tiver uma modalidade de investimento que você queira discutir, não deixe de comentar. Se for algo que eu não saiba, terei o maior prazer em estudar o assunto para discutirmos aqui.

     Já se cadastraram no site? Ainda não? Pois então não perca mais tempo, acesse agora nossa página Cadastre-se, faça seu cadasto e concorra a um dos dois exemplares do livro Á Árvore do Dinheiro que estaremos sorteando.

     Espero que estejam gostando, e principalmente, colocando em prática todas as dicas e informações que estamos colocando aqui no site. Vamos continuar pavimentando nossa estrada rumo a nossa independência financeira e ao nosso Sucesso Financeiro Pessoal.

     Abraços e até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado e revisado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:  

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo, está bem completo e as informações são bem relevantes e ajudam muito quem está querendo colocar as contas em ordem.
    Abs,
    Rafaela

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaela,

    Obrigado pelo comentário e seja bem vinda.

    A intenção é essa, a de ajudar aqueles que estão querendo colocar as contas em ordem e direcionar a vida para um futuro melhor.

    Não deixe de continuar participando, em Fevereiro o site recomeçará o funcionamento.

    Abraços

    ResponderExcluir