segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Situação financeira de nossos visitantes

     Foi finalizada recentemente, dia 30 de setembro de 2010, uma enquete que estava no ar em nosso site que perguntava a nossos visitantes em que situação eles se encontravam com relação as suas finanças pessoais.

     A idéia era descobrir em qual situação financeira se encontram as pessoas que acessam nosso site, e por meio dessa informação, ter uma visão mais clara de que maneira podemos ajudá-las a se manter ou a melhorar a situação em que se encontram.

     Foram disponibilizadas quatro opções para nossos visitantes votarem, as quais eram:

Ruim – Estou cheio de dívidas e não sei o que fazer para conseguir me livrar delas.
Razoável – Consigo pagar ou rolar minhas dívidas, porém não guardo dinheiro algum.
Boa – Não tenho dívidas, porém aplico minhas economias basicamente em poupança.
Ótima – Não tenho dívidas e aplico com qualidade minhas economias.

     Em porcentagem, o resultado da enquete foi o seguinte:

Ruim – 12,94%
Razoável – 32,94%
Boa – 28,24%
Ótima – 25,88%


     Apesar de estarmos ainda no início dos trabalhos em nosso site, a participação nessa enquete pode ser considerada muito boa, e com certeza estaremos levando seu resultado em consideração e estendendo a todos os visitantes do site devido a boa margem de amostragem que conseguimos.

     O resultado da enquete nos surpreendeu, e isso, com certeza, devido ao fato de grande parte de nossos visitantes serem pessoas de classes sociais melhores, possuam bons níveis de escolaridade, acesso a internet, entre outras coisas.

     Com certeza, se essa pesquisa fosse realizada nas ruas, o resultado tranquilamente seria outro, com as opções ruins e razoáveis provavelmente representando a maioria esmagadora dos votos.

     Porém, o que nos interessa, ao menos nesse momento, é ajudar aqueles que nos acompanham. Assim, vamos fazer uma análise do resultado, que apesar de ser bom, também não é nenhuma maravilha.

     Veja que a soma das pessoas em situação financeira Ruim ou Razoável, ou seja, aquelas que estão em situação preocupante, representam 45,88% dos nossos visitantes. Isso é muito grave, podemos considerar que quase metade de nossos visitantes não guarda dinheiro, estão atolados em dívidas e provavelmente não possuem nenhuma reserva de emergência. Se você é uma das pessoas que votou em uma dessas duas alternativas, saiba que para você o sinal vermelho está aceso. Uma mudança radical em seu estilo de vida é extremamente necessário e urgente. Recomendo a leitura de todos nossos posts desde o primeiro, baixe nossas planilhas, principalmente a de planejamento financeiro familiar, e comece agora mesmo a controlar suas contas. Passe a gastar menos do que ganha, e com nossa ajuda, comece a trilhar seu caminho rumo à independência financeira.

     O que podemos prometer, caso você decida fazer tudo isso que dissemos acima, é que dias melhores virão. De outra forma, saiba que pelo resto de sua vida, você será um escravo do trabalho e do sistema. Talvez nunca descubra o que é trabalhar por prazer e não pela obrigação, responsabilidade e necessidade de se ganhar o pão nosso de cada dia, pois sua família depende desse dinheiro. Ressalto que no seu caso, mesmo que a sua independência financeira não chegue, com dinheiro no banco você se sentirá muito mais tranqüilo para viver melhor e aproveitar as verdadeiras coisas importantes da vida.

     Outra informação que tiramos da pesquisa é que 28,24% de nossos visitantes se dizem em uma situação financeira boa. Não possuem dívidas, porém aplicam suas economias basicamente em caderneta de poupança. Para esses visitantes, poderíamos dizer que estão perdendo tempo e dinheiro. Eu mesmo conheço diversas pessoas que se encontram nessa situação e sabem por que não dão um salto para uma condição financeira melhor? Normalmente por preguiça ou acomodação! Basicamente o que encontramos aqui são pessoas que possuem boa condição financeira, tem trabalhos que pagam bons salários e assim conseguem custear a família e ainda guardar um pouquinho todo mês.

     Então, para que se preocupar, não é mesmo? Não, não é assim não! Normalmente, por não criar um hábito regular de poupança e utilizar melhores formas de investimento, essas pessoas dificilmente conseguem juntar, em suas aplicações na poupança, um capital substancial. Desta forma, situações de emergência como uma doença, a chegada da aposentadoria, que normalmente reduz a renda, e outras eventualidades, fazem com que essa soma de dinheiro, conseguida com dificuldade, desapareça, criando uma situação desconfortável para a família. É claro, você pode estar em uma situação financeira muito confortável mesmo só investindo em poupança, mas, provavelmente, você deve ser um caso a parte, a maioria acredito estar na situação que eu comentei acima.

     Para os que se encontram nessa situação que comentei, saiba que muito do que iremos falar aqui irá lhe ajudar bastante no seu processo de conquista da independência financeira. Quem sabe agora, adotando um plano de poupança regular e melhorando seus investimentos, você não passe a considerar-se em uma situação financeira ótima? Tomara que sim, e para isso, convido você a continuar nos acompanhando.

     Finalmente, pudemos ver que apenas 25,88% dos que nos acompanham, encontra-se em uma situação financeira ótima. Fiquei muito feliz por esse resultado, pois realmente esperava que esse valor fosse menor ao final da enquete. Espero que realmente essas pessoas que se dizem em situação financeira ótima, estejam mesmo nessa situação, e não seja apenas uma ilusão.

     Quando a enquete foi criada, considerava como estando em situação financeira ótima aqueles que não possuíam dívidas, e mais do que isso, possuíam um plano de poupança regular. Adicionalmente consideramos nessa situação aqueles que possuem bons conhecimentos de investimentos e fazem uso de alternativas como Tesouro Direto (o que considero ser o melhor tipo de investimento em RF para nós Brasileiros), CDB´s, debêntures, fundos de investimentos muito bem selecionados e renda variável.

     Se o seu caso não for como o mencionado acima, talvez sua situação financeira não seja tão ótima quanto você imagina, ou então, poderia ser ainda melhor. Caso você se encaixe nas características acima, meus parabéns, você é o exemplo que queremos que todos que nos acompanham sigam. Meu desejo é que todos que me acompanham, e votaram nas alternativas Ruim, Razoável e Boa, daqui a alguns anos venham e respondam uma nova enquete como essa, porém, escolhendo a alternativa Ótima.

     Mesmo você que está nessa situação financeira ótima, lhe convido a continuar participando, pois da mesma forma que todos os dias eu aprendo alguma coisa nova, com certeza você também poderá aprender algo novo por aqui, e quem sabe possa também nos ensinar como chegou lá, não é mesmo?

     Bom, por hoje é isso, espero que vocês tenham gostado. Convido todos vocês a participar da próxima enquete que estaremos lançando no site em breve.

     Não perca o próximo post onde estaremos iniciando uma sequência de artigos a respeito do perigo do pagamento de juros em alguns modos de crédito oferecido aos consumidores que são na realidade verdadeiras armadilhas. Não perca e aprenda como se comportar frente a essas situações.

     Ainda não está participando da promoção do site? Então não perca mais tempo, acesse agora nossa página Cadastre-se, faça seu cadastro e concorra a um exemplar do livro Á Árvore do Dinheiro que estaremos sorteando.

     Veja também no ótimo site Você e seu Dinheiro um artigo sobre as quatro etapas financeiras de uma pessoa. Veja em qual passo que você está e faça uma comparação com o que você respondeu em nossa enquete. Para ver o artigo clique aqui.

     Se ainda não possui nossas planilhas, entre na página Arquivos para download, e baixe as suas.

     Fique a vontade para comentar e tirar suas dúvidas.

     Abraços e até a próxima.

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado e revisado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário