quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Sonho da independência financeira

     Cerca de uns oito anos atrás quando tinha 22 anos, meio que por acaso emprestei de um amigo um livro chamado Pai Rico Pai Pobre (livro muito bom por sinal e que recomendo). Até esse momento nunca tinha lido sequer um artigo sobre finanças, investimentos ou algo relacionado ao assunto, e sinceramente, até então minhas únicas preocupações com o dinheiro, que já ganhava trabalhando desde os 18, era se teria o suficiente para pagar minhas contas e minhas baladas. Na verdade, esse é um dos fatos que mais lamento, visto que no Brasil não se ensina Educação Financeira nas escolas e meus pais não dominavam tal assunto para me orientar. Mesmo perdendo tempo por não saber muito sobre finanças, em alguns meses eu conseguia juntar uma graninha e poupar um pouco.

     Porém, após ler esse livro, posso dizer que minha concepção sobre o valor do dinheiro e da vida que levamos começou a mudar totalmente. Comecei a me interessar muito por finanças pessoais e investimentos e li muitos livros a respeito. Após concluir a faculdade de Engenharia fiz uma pós-graduação em Finanças para aprender ainda mais sobre esse universo que considero apaixonante.

     Hoje em dia, infelizmente vivemos em uma sociedade essencialmente consumista. O povo (e aqui estou falando de grande parte da população!), influenciado pela mídia, acha que precisa sempre ter o carro do ano, a roupa da moda, o equipamento tecnológico do momento para ser feliz. Será que as pessoas realmente precisam disso? É claro que não.

     Agora não quero dizer aqui que você não pode ter tudo isso. Pode ter tudo isso e muito mais, porém, e aqui é que esta o detalhe, você pode DESDE QUE TENHA (não emprestando) DINHEIRO PARA COMPRAR E SUSTENTAR ESSES LUXOS.

     E aqui está o grande problema, pessoas que se endividam até a alma para comprar coisas que não precisam para mostrar à pessoas que não conhecem, e acabam na maioria das vezes, sujando a única coisa que tem de valor, o seu nome. Pais de família que precisam trabalhar 14 horas por dia para pagar financiamento de carro, financiamento de uma casa maior que o necessário, prestação de loja de roupa, etc.

     Na verdade, a questão é essa, as pequenas coisas é que realmente importam, o sorriso de seu filho, o beijo de sua mulher, um churrasco com os amigos... e o triste é ver que as pessoas esquecem de tudo isso, desperdiçando suas vidas trancadas dentro de uma sala o dia inteiro, escravas de um trabalho necessário para conseguir pagar suas infinitas contas. Quando chegam em casa estão tão estressadas e cansadas que não tem paciência para conversar com seu parceiro, brincar com seu filho, etc.

     É claro que o trabalho é essencial, porém, se você não buscar o quanto antes a sua INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA infelizmente será mais uma pessoa escrava das contas e juros. Nunca sentirá o real prazer em ter algo “verdadeiramente” seu, pois logo após a compra você sempre recebe junto aquele carne interminável e assim, dia a dia, você vai se tornando um escravo do sistema, onde 95% sustentam os 5% que saíram do ciclo das dividas.

     E você, quer continuar sempre sendo um eterno pagador de contas, um escravo do sistema? Ou quer poder se aposentar 15, 20 anos antes dos 65 que são obrigatórios, tirar férias de 15 dias na Europa com sua esposa e filhos ou então, largar aquele emprego que você detesta e abrir o negócio que você sempre sonhou, mas não podia, pois tinha que sustentar a gastança da família?

     Se você preferiu a segunda opção, então a única alternativa é iniciar a caminhada para conquistar sua INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA.

     Basicamente, uma pessoa ou uma família conquistam a sua independência financeira a partir do momento em que seu patrimônio (dinheiro, investimentos, imóveis, etc) proporcione rendimentos suficientes para arcar com seus custos e ainda sobre para compensar a inflação.

     A partir desse momento essa família pode fazer o que bem entender de sua vida, se aposentar, abrir aquele negócio próprio, realizar seus sonhos, etc. É claro, desde que o seu custo de vida não aumente e ultrapasse a rentabilidade que seu patrimônio lhe proporciona.

     Não posso dizer que será um caminho fácil, porém posso te garantir que o resultado será fabuloso. Além disso, de brinde você ganha a oportunidade de poder aproveitar muito mais a sua família e amigos e viver uma vida muito mais feliz.

     E então, posso contar com você? Através desse site pretendo ajudá-los para que esse caminho da independência financeira seja mais fácil e prazeroso e que ao final possamos chegar todos juntos ao fascinante SUCESSO FINANCEIRO PESSOAL!!!

Sejam Bem Vindos!!!

Escrito por José Messias Ruggieri
Editado e revisado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:
Independência Financeira - Veja como é mais fácil do que parece!
O primeiro passo - Gastar menos do que se ganha
A importância da mudança de mentalidade



2 comentários:

  1. É isso aí José!
    Rumo a Indepedência Finaceira!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,

    Seja bem vinda ao site, é isso mesmo vamos todos juntos rumo a independência financeira.

    Confira os outros posts, voce vai gostar!

    Abraços.

    ResponderExcluir