quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mas e sobre o que vamos falar?

     Nos dois posts anteriores falamos bastante sobre o conceito da independência financeira, mas o que precisamos para chegar lá?

     Estaremos aqui todas as segundas e quintas-feiras falando sobre tudo o que é necessário saber para alcançar o sonho de ser independente financeiramente. Iremos falar sobre a importância de se fazer um adequado planejamento financeiro controlando-o através de uma planilha de orçamento familiar.

     Também iremos tratar a respeito da importância de não deixar o seu dinheiro parado, pois, através dos anos, a inflação faz com que ele perca todo seu valor, e olha que não são poucos os casos de pessoas que guardam grandes quantias de dinheiro em casa, eu mesmo conheço alguns.

     Depois que aprendermos sobre a importância de ter um controle sobre nossos gastos e de não deixar dinheiro parado, iremos tratar sobre a necessidade de investir bem nosso capital.

     Note que escrevi investir “bem”, pois existe uma grande diferença entre investir e investir bem o dinheiro, e acredite, ao longo de 10, 15, 20 anos a diferença final pode ser bem grande. Hoje, se você ao analisar um investimento perceber que pode conseguir 0,2% a.m. a mais em seus rendimentos mas que para isso teria que gastar um pouco do seu tempo, não tenha dúvidas, deixe a preguiça de lado e faça esse investimento. No futuro pode ter certeza que você ficará muito feliz por ter tomado a decisão correta.

     Assim, iremos discutir sobre todos os tipos de investimento, desde a básica caderneta de poupança, passando por fundos e clubes de investimento, tesouro direto e chegando as ações e derivativos. Falaremos um pouco também sobre títulos de capitalização, o qual nem considero como um investimento, e como não poderia faltar, planos de previdência privada.

     Outros modelos de investimento como imóveis e moeda estrangeira, apesar de não ser o foco do site, não serão esquecidos e também terão seus posts para discutirmos.

     Devido a sua grande importância trataremos um pouco sobre matemática financeira e a sua utilidade no nosso dia a dia. Aprenda a ver as armadilhas utilizadas para esconder juros nos preços de mercadorias, entender o que significa e como funciona uma tabela Price e SAC, entre outras coisas.

     Falaremos também sobre a parte psicológica de um investidor, o porquê de as pessoas terem tanta dificuldade em lidar com o assunto dinheiro, tema este que deveria ser discutido e ensinado em casa desde cedo, e sobre a necessidade de mudança de mentalidade entendendo a importância de planejar seu orçamento para gozar de um futuro melhor.

     Vamos analisar frases e pensamentos de grandes investidores e tentar aprender um pouco sobre a maneira de pensar dessas pessoas que atingiram o sucesso em suas finanças e como eles fizeram para chegar lá.

     De maneira clara e fácil iremos apresentar todos esses assuntos, e assim, tentaremos tornar mais rápido o caminho para sua liberdade financeira. Tenho certeza que todos vocês que me acompanham aqui no site querem sentir-se livres para fazer o que bem entender de suas vidas.

     Desta forma, espero contar com a presença de todos vocês, pois é através de sua participação que iremos nos empenhar em melhorar esse site a cada dia. Além de novos posts todas as segundas e quintas-feiras, estaremos trabalhando para disponibilizar a vocês outros conteúdos como planilhas financeiras, vídeo-aulas entre outros materiais que irão ajudar todos nós a conquistar nosso SUCESSO FINANCEIRO PESSOAL!

     Fique a vontade para comentar, contamos com sua participação! Abraço.


Escrito por José Messias Ruggieri
Editado e revisado por Karla C. R. Ruggieri



Artigos relacionados:
Independência Financeira - Veja como é mais fácil do que parece!
O primeiro passo - Gastar menos do que se ganha
Planilha de planejamento financeiro familiar - Daqui para frente sua melhor amiga!



4 comentários:

  1. A previdência privada pode ser considerado um fundo de investimento?

    ResponderExcluir
  2. Oi Márcio,

    Sim a previdência privada é um tipo de investimento. É uma modalidade que está bastante em destaque nos dias de hoje.

    Porém considero que existam melhores opções para quem quer fazer uma reserva financeira que lhe proporcione uma renda no futuro. A melhor delas acredito que seja o Tesouro Direto.

    Porém vamos apresentar no futuro todas essas modelidades, com comentários, vantagens e desvantagens e daí vai do investidor escolher qual a que melhor se adapta a suas caracteristicas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá José! Achei seu blog interessante, mas acho que o layout e a navegação dele esta bastante dificil..

    Sugiro que voce coloque um fundo mais claro e coloque os adds do lado direito...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vida boa,

    Não sei de qual navegador você acessou o site. Se foi com o Internet Explorer verifiquei que algumas pessoas estão tendo dificuldades na visualização do site. Com o firefox está tudo 100%

    Estamos procurando corrigir esse problema para que os acessos com o IE sejam regularizados. Por enquanto se tiver o firefox sugiro que acesse por ele.

    Com relação a barra ficar do lado esquerdo é uma opção comercial que estamos testando.

    Abraços.

    ResponderExcluir